A beleza é enganosa,
e a formosura é passageira;
mas a mulher que teme o Senhor
será louvada.
Provérbios 31:30

Gosto do Provérbio 31. Especialmente a partir do verso 10, quando se inicia a qualificação da mulher que é virtuosa aos olhos do Criador e Trino Deus.

Não me entendam mal; não gosto porque diz claramente a respeito das qualificações requeridas de uma mulher e, portanto, suas obrigações, mas porque Deus reservou um trecho específico das Sagradas Letras para se referir à real beleza da criação feminina.

Quanto aos homens, é preciso pinçar um texto aqui, outro acolá, para montarmos o ideal de um homem piedoso; todavia, quanto às mulheres, em uma ordem sistêmica, podemos ver a beleza de um padrão que o Senhor claramente colocou para suas filhas, como um pai cuidando ensinar sua filha sobre ética, caráter, visão de mundo, valores, matrimônio, maternidade, trabalho e vida modesta e piedosa.

A construção de todo esse padrão na vida de queridas irmãs em Jesus faz delas mulheres que o mundo não é digno de ter, não pelo que elas passam a oferecer, mas por quem elas passam a ser!

Quando observadas de forma mais minuciosa as características que o Senhor Deus deixou às mulheres, conseguimos ver em uma única mulher, revestida de Provérbios 31:10-31, o padrão glorioso e divino do que é a Igreja de Jesus. Uma única mulher piedosa passa a refletir os valores, a moral e a espiritualidade de todo o povo de Deus em seu comportamento e espiritualidade.

Todas as maravilhosas virtudes encontradas em irmãs que se propuseram a viver para a glória de Deus refletem com excelência o que o Senhor espera do povo da aliança, a Igreja. Com isso, digo tranquilamente que as irmãs modestas e piedosas refletem a vida no evangelho, sendo cristãs por onde passam e frequentam, em seus trabalhos, profissões, entre amigos e família.

Não é assim que o mundo as enxerga. Para este, a beleza e formosura de uma mulher se encontra em sua beleza física, e, de fato, qual homem em sã consciência negaria a beleza do sorriso, do olhar, do mover dos cabelos, da forma de andar e de sorrir de uma mulher? A beleza física é notória, a graça de Deus é abundante sobre elas, mas está longe de ser o centro de seu ser. Focar apenas na beleza física é reduzir o que as mulheres são para Deus e representam para a Igreja e sociedade.

O amável Espírito Santo diz com clareza que a beleza vista de forma diferente das Escrituras pode se tornar um ídolo para o coração da irmã, assim como uma pedra de tropeço em sua santidade; que a formosura física é passageira, quando não vista acompanhada da piedade.

Agora, falando especificamente às mulheres, a beleza de vocês está em quem são em Cristo, nas virtudes que o Salvador deu a vocês, expressas em Provérbios 31. Mas essas virtudes não são natas. Não nascem com vocês, devido ao estado da queda. No entanto, elas são conquistadas, dia a dia, formando a mulher virtuosa que está no coração de Deus. Mas tais virtudes são alcançadas apenas com temor ao Senhor. O temor é a chave para se conquistar tais virtudes. Sua santa reverência em sua caminhada com Deus formará em você o caráter de uma mulher virtuosa que será louvada pelo próprio Jeová. Temam ao Senhor e não se desviem de seus caminhos. O temor ao Senhor é o que as manterá virtuosas lutando contra o pecado, a profanação de sua fé, a profanação de sua beleza e o uso inadequado de sua formosura; além disso, ele as conservará modestas para com Deus e o mundo.

Eu bem sei que o dia 8 de março foi escolhido para honrar aquilo que as mulheres são, e merecido, visto o que muitas mulheres carecem e sofrem diariamente; mas não quero entristecer o dia de vocês, falando do sofrimento que vocês sabem que existe diariamente. Pelo contrário, quero deixar a vocês, queridas irmãs, mulheres, a compreensão de que o Criador, ao inspirar o autor a escrever a parte final do livro de Provérbios, descreveu com honra e graça a real formosura e beleza que há em cada uma de vocês.

O mundo precisa de mulheres crentes, modestas e piedosas. E um dia, vocês serão louvadas pelo seu Supremo Senhor e Deus! Que esperança, que honra, que privilégio vocês terão Naquele Dia, quando o Senhor chamá-las pelos seus novos nomes e honrá-las pelo que foram para a glória Dele!

Feliz Dia das Mulheres!

Pastor Rodolfo.