John Knox

O Evangelho levado a sério
Publicado em 03/01/2023

Nascimento, infância e estudos

Embora não se saiba exatamente o dia de seu nascimento nem o local, acredita-se que ele tenha nascido no ano de 1514, perto da cidade de Haddington, na Escócia.

Pouco se sabe sobre a vida de Knox antes de 1540 – o que se sabe dele antes desse período, muitas vezes, é fantasioso. Sabe-se que sua mãe era chamada Sinclair; seu pai, William. Outros fatos de sua história não são muito conhecidos até hoje.

Supõe-se que Knox foi treinado para o sacerdócio pelo erudito John Major, muito provavelmente na Universidade de St. Andrews. Knox não chegou a fazer um mestrado, mas terminou seu treinamento com um nível de conhecimento muito avançado, mesmo para aquela época, que era reconhecido em toda a Europa como típico de bolsa de estudos escocesa. Ele estava nas ordens dos padres em 1540, e em 1543 era conhecido por estar também praticando como notário apostólico, uma espécia de responsável por igrejas, na região de Haddington, o que parece indicar que ele estava em boa situação junto às autoridades eclesiásticas.

Discipulado

Dois anos depois, porém, Knox estava em companhia dos filhos de dois senhores de East Lothian que estavam profundamente envolvidos nas intrigas do protestantismo político. Sob sua proteção, George Wishart, um líder da Reforma Escocesa que se tornaria um mártir precoce da causa, começou uma viagem de pregação em dezembro de 1545.

Knox passava muito tempo em sua companhia, e sua conversão completa à fé Reformada data de seu contato com Wishart, cuja memória ele estimava para sempre.

Diz-se que Knox e alguns outros jovens se tornaram guardiões de Wishart e andavam sempre armados com espadas para se defender no caso de um ataque ao seu mestre. Wishart, por outro lado, os confrontou e mostrou que o que estavam fazendo não era bíblico e que não haveria necessidade para tal. Deus os protegeria até o dia necessário.

Wishart foi queimado por heresia em março de 1546 pelo Cardeal David Beaton, arcebispo de St. Andrews, que, em vez do fraco governador, era o verdadeiro governante da Escócia.

Onde sua luta começou

A execução de Wishart iniciou uma cadeia de eventos que alterou profundamente a vida de Knox. Três meses depois, Beaton foi assassinado por conspiradores protestantes que se fortificaram no castelo de St. Andrews.

Enquanto isso, Knox, acompanhado por seus alunos, estava se movendo de um lugar para outro para escapar da perseguição e prisão. Seu desejo era ir à Alemanha para estudar lá nas sedes protestantes do ensino, mas seus patrões mandaram-lhe notícias para levar seus filhos a St. Andrews e continuar sua educação sob a proteção do castelo. Assim, em abril de 1547, menos de um ano após o assassinato do cardeal e contra seu próprio desejo, Knox chegou com seus alunos em St. Andrews – ainda um homem desconhecido.

Os três meses que lá passou transformaram-no, contra sua própria predisposição, no reconhecido porta-voz e protagonista do movimento da Reforma na Escócia. Os protestantes do castelo haviam se envolvido em controvérsias com a universidade; vários deles, tomando consciência de que um homem de dons incomuns havia se juntado a eles, pressionaram a consciência de Knox a assumir “o cargo público e o encargo da pregação”. A inclinação de Knox era para o silêncio do estudo e da sala de aula, não para as responsabilidades e perigos da vida de um pregador.

Ele resistiu ao chamado com lágrimas, e somente após grande hesitação foi persuadido a pregar na cidade de St. Andrews um sermão que convenceu amigos e inimigos de que o grande porta-voz do protestantismo escocês havia sido encontrado. Este foi o momento decisivo da vida de Knox; à partir deste momento ele se considerava chamado a pregar por Deus, e ele era o mais certo da origem divina e da compulsão do chamado, na medida em que este contrariava todas as inclinações de sua própria vontade.

Um pregador para a Escócia – a para todo o Reino Unido

No final de junho de 1547, a assistência francesa chegou ao governador da Escócia. A guarnição do castelo de St. Andrews, bombardeada de fora e assaltada pela peste dentro, capitulou em termos que não foram mantidos; Knox e outros foram levados à escravidão nas galés francesas. A intervenção inglesa garantiu sua libertação 19 meses depois, embora com a saúde permanentemente quebrada.

Na Inglaterra, o governo protestante de Eduardo VI estava se esforçando para apressar o clero e as pessoas para a Reforma mais rapidamente do que a maioria deles estava disposta a ir – se é que estavam dispostas. Para este programa eram urgentemente necessários pregadores e propagandistas; e porque um retorno a uma Escócia sob o governo católico romano era impossível para Knox nesta época, o governo inglês prontamente o tornou um do seleto corpo de pregadores licenciados e o enviou ao norte para propagar a Reforma na turbulenta cidade de guarnição de Berwick-upon-Tweed.

Ele trouxe ordem para a cidade e estabeleceu uma congregação nas linhas puritanas; lá ele conheceu Marjorie Bowes, que viria a se tornar sua esposa. No início de 1551, ele recebeu uma nova missão em Newcastle e um pouco mais tarde foi nomeado para ser um dos seis capelães reais cujas funções incluíam residência periódica na corte e pregação, assim como evangelismo itinerante em áreas onde o clero regular estava carente de zelo protestante.

Mais tarde ele se recusou a aceitar o bispado de Rochester e o vicariato de Allhallows, Londres, mas continuou, sob o patrocínio do governo, a exercer um ministério itinerante, principalmente, mas não exclusivamente, em Buckinghamshire, Kent e Londres.

Em três aspectos Knox deixou sua marca na Igreja da Inglaterra: participou da formação de seus artigos; conseguiu a inserção no Livro de Oração Comum da chamada rubrica preta, que nega a presença corporal de Cristo no pão e vinho consagrados usados na Sagrada Comunhão e explica que ajoelhar-se na comunhão não implica adoração dos elementos; e foi um dos principais pais adotivos do puritanismo inglês, um movimento de reforma iniciado dentro da Igreja do Estado com vistas à uma aplicação mais rigorosa dos princípios da Reforma na doutrina e no culto.

Fuga para a Europa Continental

Após a morte de Eduardo VI, Maria, a nova rainha, ascendeu ao poder. O problema era que Maria era uma católica convicta e acreditava que os protestantes eram uma raça que trazia apenas malefícios para a Inglaterra e para a Igreja Inglesa. Com Maria começa uma das maiores perseguições aos reformados da história.

Knox, então, decide que agora era hora de ir para a Europa Continental e passar um tempo com aqueles irmãos, enquanto a perseguição na Inglaterra só aumentava.

Já no continente, Knox conhece João Calvino e é convencido por este a assumir uma igreja para ingleses refugiados. Embora longe de casa, Knox decide que aquela era uma boa oportunidade e fica por ali durante um tempo.

É ali, perto de Calvino, que Knox aprende cada vez mais e fortalece ainda mais as crenças que possuía. Ali também é que ele escreve alguns de seus livros que chegam até a Inglaterra e causam um alvooioroço imenso em todo o Estado.

Longe de sua pátria, ele publicou alguns de seus tratados mais controversos: em sua admoestação à Inglaterra, ele atacou fortemente os líderes que permitiram que o catolicismo voltasse à nação. Em O Primeiro Toque da Trombeta Contra o Monstruoso Regimento de Mulheres, ele argumentou que uma governante (como a rainha inglesa Mary Tudor) era “muito odiosa na presença de Deus” e que ela era “uma traidora e rebelde contra Deus”. Em suas Apelações à Nobreza e à Personalidade Comum da Escócia, ele estendeu às pessoas comuns o direito de se rebelar contra governantes injustos. Como ele disse mais tarde à Rainha Mary da Escócia: “A espada da justiça é de Deus, e se os príncipes e governantes não a usarem, outros poderão”.

Retorno para a Escócia

Knox retornou à Escócia em 1559, e ele novamente empregou suas habilidades de pregação para aumentar a militância protestante. Poucos dias após sua chegada, ele pregou um sermão violento em Perth contra a “idolatria” católica, causando um motim. Altares foram demolidos, imagens esmagadas e casas religiosas destruídas.

Em junho, Knox foi eleito ministro da igreja de Edimburgo, onde continuou a exortar e inspirar. Em seus sermões, Knox normalmente passava meia hora exegetando calmamente uma passagem bíblica. Então, ao aplicar o texto à situação escocesa, ele se tornava “ativo e vigoroso” e batia violentamente no púlpito. Disse um anotador: “Ele me fez tremer tanto que eu não conseguia segurar a caneta para escrever”.

O Parlamento Escocês ordenou que Knox e cinco colegas escrevessem uma Confissão de Fé, o Primeiro Livro da Disciplina e o Livro da Ordem Comum – todos eles lançando a fé protestante da Escócia de forma distintamente calvinista e presbiteriana.

Morte

Knox terminou seus anos como pregador da igreja de Edimburgo, ajudando a moldar o Protestantismo em desenvolvimento na Escócia. Durante este tempo, ele escreveu sua História da Reforma da Religião na Escócia.

Enquanto muitos cristãos entraram para a história como figuras importantes de seu tempo, não foi o mesmo para John Knox. A Escócia não deseja sequer lembrar de alguém como Knox, e por isso, o que acredita-se que seja seu túmulo foi transformado em um estacionamento; Knox está na vaga 23.

Knox morreu dia 24 de Novembro de 1572 na cidade de Edimburgo, na Escócia.

Legado

Knox foi uma figura controversa, e sua influência será sempre avaliada de várias maneiras por homens de diferentes visões religiosas e políticas. Certamente sua convicção de que a Reforma era a causa de Deus e deveria triunfar – uma convicção com a qual ele tinha um poder notável de impressionar outras mentes – foi a rocha sobre a qual a Igreja Reformada na Escócia foi construída.

Seu poder como pregador residia em sua capacidade de fundir a razão com emoção e de ser um lógico apaixonado no púlpito. Era, sem dúvida, intolerante, mas seu calvinismo era muito mais moderado do que o de uma idade mais avançada. Ele era mais temperado na ação do que na fala, e suas cartas particulares revelam uma ternura inesperada. Sua devoção única, vitalícia e incorruptível ao que ele acreditava ser seu dever, deve ser respeitada. Há um amplo testemunho histórico de que sua vida moral estava de acordo com seu rigoroso credo.

Compartilhe em suas redes sociais