Quando não há esperança

O que é esperança? Os dicionários nos contam que essa palavra define um sentimento que nos leva a entender que algo que desejamos é possível. É um sentimento que gera expectativas, nos faz esperar porque há evidências de que algo acontecerá. Se trabalhamos, aguardamos em esperança pelo pagamento porque entendo que isso acontecerá. A esperança nos faz esperar. 

Vamos ver abaixo o que a Bíblica nos ensina sobre a esperança:

"O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, nào atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer." - Romanos 4:18-21

 

1 - O qual, em esperança, creu contra a esperança…

Romanos 4:18a

O que fazer quando as evidências reais de que algo possa acontecer não existem? Paulo, inspirado pelo Espírito Santo,  quando começa a explicar aos irmãos de Roma sobre como a justificação acontece - por fé e não por obras - traz um exemplo tão magnífico que, se não nos atentarmos, ficaremos confusos. Os judeus se vangloriavam da Lei de Moisés e por serem filhos de Abraão, filhos da promessa de Deus, mas não entendiam que estavam se apoiando em algo do qual nem mesmo Moisés ou Abraão se apoiaram. Lhes foi necessária a para que pudessem ser justificados. No capítulo 4 a fé de Abraão está em foco e de repente nos deparamos com uma frase que não parece ter sentido: O qual, em esperança, creu contra a esperança…

Abraão tinha esperança na promessa de Deus, mas as evidências reais de que o que lhe fora prometido aconteceria não estavam a seu favor. Por isso, tendo esperança, ele creu contra ela. 

 

E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Gênesis 18:11

 

Os mais velhos entenderão melhor, por experiência, o que Abraão sentiu. Por conta de sua idade, as pernas já não aguentavam fazer longas caminhadas sem pausas. As mãos já não eram tão fortes como quando eram jovens. Os cabelos brancos agora mostravam que seus dias de vigor estavam indo embora. Tudo está mais lento, mais demorado, mais difícil. Ser adiantado em idade, ou de idade avançada, nos mostra que a velhice chegou. As coisas já não são mais como antes. 

Que esperança havia em Abraão quando todas as evidências reais estavam diante dele? Como poderia crer que teria um filho se sua mulher já não tinha mais aqueles períodos comuns de fertilidade. As provas estavam diante dele! Ele podia sentir em seu próprio corpo que a expectativa de uma criança chegar em sua vida era nula. Mas o Senhor Deus é soberano e Ele não se importa com o que vemos. A Sua Palavra tem poder e a Sua promessa é uma ordem ao tempo.

Em seu comentário sobre o livro de Romanos, Calvino nos ensina algo importante:

“Não há nada mais prejudicial à fé do que fechar os olhos do entendimento, de modo a buscarmos a substância de nossa esperança nas coisas que vemos.” - Calvino, João. Romanos (Série Comentários Bíblicos) (p. 190). Editora Fiel

 

Abraão não estava em busca de provas reais de que a promessa de Deus se cumpriria. A própria Palavra de Deus era a sua segurança. Mas que promessa foi essa que ele recebeu?

 

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Gênesis 12:1,2

 

Deus se revela a Abraão em Gênesis 12 dizendo que o tornaria pai de muitas nações. No capítulo 18 o Senhor fala que lhe dará um filho. Aqui temos a promessa de Deus. O Senhor escolheu um homem de Ur dos Caldeus para iniciar o Seu povo. Este homem e sua mulher formariam uma grande família a ponto de não serem capazes de contarem a sua descendência. Através dele viria O Descendente de Deus, O Cristo que salvaria os homens de seus pecados. O plano da salvação se cumpriria através de Abraão. Essa era a promessa de Deus! 

 

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Gálatas 3:16


Os planos de Deus com Abraão ia muito além de lhe dar um filho. Este plano nos alcançou como mostra Gálatas. Jesus Cristo era O descentende e através de um homem que creu na promessa do Senhor, hoje podemos também crer que Nele temos um Salvador.

 

2 - conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 

Romanos 4:18

 

Deus disse “haja luz” e houve luz. Deus ordenou que o sol parasse, e o sol parou. Deus disse aos pássaros que cantassem, e eles nos despertam todas as manhãs mostrando que a Palavra de Deus se cumpre.

 

Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11

 

Abraão creu contra todas as evidências reais que haviam em seu corpo e de sua mulher porque entendia que a Palavra de Deus se cumpre independentemente do que vemos, ouvimos ou sentimos. Isso nos ensina tanto! Por mais que o nosso coração sinta algo diferente, por mais que os nossos olhos não consigam enxergar ou que todos os acontecimentos tentem provar o contrário, nada disso importa! Importa que a Palavra de Deus se cumpre. Ele é Deus. Tudo o que sai da Sua boca é uma ordem! 

Então, se o próprio Criador do Universo disse que lhe daria um filho, suas pernas cansadas não importavam mais, sua esposa não passar por períodos de fertilidade como uma jovem mulher não tinha mais valor. A evidência de que a promessa de Deus se cumpriria está no que O Senhor disse. 

Quantas vezes nos apegamos ao que vemos ou ao que sentimos? Pensamos que não há mais esperança para nós e nos esquecemos da grandeza do Deus a quem servimos?

 

3 - E não enfraquecendo na fé…foi fortificado na fé

Romanos 4:19-20

 

Abraão é um grande exemplo de fé para nós. Quando Paulo diz que ele não enfraqueceu na fé, isso nos traz algumas evidências reais que mostravam a impossibilidade do casal ter filho:

  1. Não atentou para o seu próprio corpo já amortecido

  2. Nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

 

Quantas vezes olhamos para nós mesmos como se as promessas de Deus dependessem de nós para se cumprirem? Quantas vezes evidenciamos mais o que sentimos do que as ordenanças do Senhor? Abraão nos ensina a não olharmos para o nosso próprio corpo, se o que sentimos e pensamos não estão de acordo com a Palavra de Deus precisamos ignorar esses sentimentos e esses pensamentos porque:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

 

Como podemos confiar mais em nós mesmos do que no próprio Deus? Quais evidências temos em nós capazes de nos mostrar que merecemos confiar em nosso coração e mente? Somos enganados pelos sentimentos, somos ludibriados pela nossa mente e pelos nossos olhos. Não há garantias em nós de nada. Quando nos deixamos levar pelas nossas razões a nossa fé é enfraquecida.

Abraão não olhou para as evidências que haviam em seu corpo nem para as provas que enxergava em Sara. Ele creu na promessa e isso glorificou a Deus de tal forma que a sua fé foi fortalecida. 

 

E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, - Romanos 4:20

 

4 - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

Romanos 4:21

 

Embora seu coração, mente e corpo lhe mostrassem o contrário, Abraão tinha plena convicção sobre o poder do Deus a quem servia. Mesmo em meio a um ambiente nada promissor, ele confiava no poder do Criador. Foi Ele quem formou o homem, Ele quem deu fôlego de vida, Ele quem criou todos os nossos órgãos e é Ele quem os faz funcionar. Ele criou todas as leis físicas e biológicas, incluive sobre como uma mulher seria capaz de gerar filhos ou não! Então, somente Ele poderia mudá-las para que o Seu plano se cumprisse.

Abraão estava CERTÍSSIMO sobre quem era seu Deus. Será que também estamos? Ou temos nos deixado cegar pelas circunstâncias? Será que o que enxergamos é maior do que poder do Senhor? Será que os nossos sentimentos são tão fortes que emudecem as palavras do Deus Eterno? Será que temos tanta certeza de nossas razões que não somos capazes de ouvir a voz de Jeová? 

Que à semelhança de Abraão possamos crer contra todas as evidências que se mostram contrárias às promessas do Senhor. Não importa o quanto doa ignorar nossaa razões, emoções ou até mesmo a nossa visão. Deus é Deus e Ele não depende de nós para cumprir o que Ele prometeu. 

 

Os anos e os acontecimentos não podem mudar a fidelidade de Deus. Tudo o que Ele criou e ordenou permanece até o dia de hoje e permanecerá para sempre:

  • A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme. Salmos 119:90

 

Deus é poderoso para firmar os nossos passos e fortalecer as nossas pernas para que continuemos andando em Seus caminhos:

  • As tuas palavras firmaram os que tropeçavam e os joelhos desfalecentes tens fortalecido. Jó 4:4

 

Não precisamos temer o mal quando temos o nosso coração firmado em Deus:

  • Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor. Salmos 112:7

 

Quando vivemos uma vida de piedade e devoção a Deus, a nossa confiança Nele permanece firme, pois Ele é o nosso refúgio:

  • No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. Provérbios 14:26

 

Quando não houver mais esperança ou evidências claras de que Deus está no controle de tudo, apegue-se a Palavra do Senhor que não falha, jamais ao seu coração ou aos seus pensamentos. Se colocarmos os nossos pés em outro chão que não seja a Rocha - Cristo Jesus -, com certeza afundaremos.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais