Cristo deve ser o centro da vida das crianças

Já parou pra pensar que os dez mandamentos também se aplicam às crianças? Muitas vezes temos dificuldade de entender que quando Deus mostrou a Moisés os dez mandamentos Ele não fez distinção alguma entre adultos e crianças. Talvez nós ,adultos, não consigamos imaginar em como as crianças podem quebrar algum mandamento e nem como elas podem glorificar a Deus em suas atitudes. Neste dia das crianças, precisamos lembrar que elas precisam de Cristo tanto quanto nós. Suas vidas devem refletir a glória de Deus assim como a nossa.

O livro que inspirou este post se chama “Os Dez Mandamentos: um devocional para crianças”. Nele temos diversas aplicações dos Dez Mandamentos de forma simples e lúdica, mas sempre mantendo-se dentro das Escrituras e tratando os mandamentos do Senhor com a seriedade devida. Ele traz um aspecto bem importante que é a necessidade das crianças conhecerem a Deus como Ele é, e não como alguém da sua imaginação.

Será que as crianças têm consciência que quando elas amam um brinquedo, um amigo ou seus pais mais do que a Deus elas estão quebrando o primeiro mandamento?

Quando lemos em Êxodo 20:1-17 muitas vezes não refletimos a magnitude dos mandamentos. Quando ensinamos nossas crianças a amarem seus pais acima de tudo; quando deixamos de ensiná-las a respeito de falsos ensinos; ou quando não as alertamos que gostar do “Homem-Aranha” ou da “Elsa do Frozen” nunca deve ser maior que o amor delas em Jesus, podemos estar negligenciando um ensino que possui um peso e seriedade primordial em nossas vidas, pois quem estabeleceu foi o próprio Deus.

O mandamento mais ensinado às crianças é o Quinto Mandamento (“Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá” Êxodo 20:12). Porém, não devemos achar que os demais mandamentos possuem um peso menor para as crianças, pois são tão indispensáveis quanto. Se elas usarem o nome de Deus em vão estarão pecando contra o Senhor da mesma maneira que nós adultos. Se elas não entenderem isso em seus primeiros anos de vida, viverão a sua infância de forma a desprezar os mandamentos de um Deus que é Santo e Justo!

O zelar pela Palavra, pelo nome do Senhor, tirarmos o dia do Senhor para louvá-lo e aprender Dele, assim também as crianças devem fazer. Elas, em suas atitudes cotidianas, seja cantar um louvor no culto, prestar atenção no ensino, orar agradecendo pelo alimento do dia ou ser obediente aos professores na escola, estão glorificando ao Deus que elas servem. As crianças precisam crer em Jesus, acima de tudo. Seus pensamentos precisam ter Cristo neles, em suas brincadeiras deve existir a alegria de saber que elas possuem alguém que sempre estará presente em suas vidas e que ofereceu uma Graça que elas precisam.

Cristo deve ser o centro da vida das nossas crianças. Ele é glorificado através das crianças que o amam e o obedecem. E isto é um mandamento de Deus!

Que possamos orar e instruir nossas crianças a sempre andarem nos caminhos do Senhor, e que Ele as preserve em sua Graça até o fim.

 

Compartilhe em suas redes sociais