A oração que Deus ouve

Os dias atuais estão ficando cada vez mais difíceis de serem vividos. Somos engolidos pela nossa rotina acelerada e isso resultou em um cenário trágico no meio do povo de Deus: somos um povo que não ora. 

Quantas pessoas você já ouviu dizer que têm vergonha de orar? Quanto tempo do seu dia hoje é dedicado à oração? No período da pandemia, uma pesquisa apontou que o povo brasileiro começou a orar mais por conta do isolamento e da Covid-19, o crescimento foi em torno de 60% a 70%. 

Mas você já se perguntou se Deus ouve todas as orações? Será que Deus responde todas as orações? É sobre isso que falaremos neste texto. 

Bem, sabemos que ouvir e responder são palavras distintas, cada uma com seu significado. Ouvir é se atentar ao que está sendo dito. Já responder, é dizer algo a partir do que se escutou. São palavras que usam até mesmo partes diferentes do corpo. Uma utiliza o ouvido, a outra a boca. Mas será que realmente precisamos da resposta de Deus ou apenas que Ele nos ouça? Como seres ansiosos que somos, sei que você deve ter pensado o mesmo que eu: “Quero os dois. Preciso que Ele ouça o que eu falar e ainda responda rapidamente ao que eu pedir”. Bom, isso só nos mostra quão pequenos e dependentes somos da graça, da misericórdia e do amor de Deus. 

Não podemos garantir a resposta de Deus, mas o Senhor nos permite através da Sua Palavra termos a certeza de que Ele está nos ouvindo. Você consegue imaginar a grandeza do seu momento de oração? 

Na existência, há um ser Poderosíssimo que não apenas criou todas as coisas, mas também sustenta todas elas. O nosso Deus não é apenas um grande Criador, mas Ele permanece trabalhando! Ele providencia o sustento das aves dos céus. Ele faz chover sobre a terra no momento certo. Ele observa com atenção as árvores e sabe exatamente quantas folhas cairão dela hoje. Ele controla cada partícula de poeira que sobrevoa de um lugar para o outro. Ele está atento a cada rotação feita pela terra. Ele governa sobre as regiões celestiais. Ele dá ordens aos anjos. Há muito trabalho a ser feito pelo nosso Senhor, mas quando um eleito para e ora, Deus para, a fim de ouvi-lo. 

Obviamente, as coisas não saem do controle quando Deus nos ouve, afinal, tudo é sustentado apenas pela palavra do Seu poder. Porém, ao abrirmos as nossas bocas e nos colocarmos em Sua santíssima presença, este Senhor Todo Poderoso olha para nós, atento às nossas palavras.

 

Deus ouve a todos?

³¹ Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. João 9:31

 

Não. Precisamos ter em mente que o Senhor Deus não se relaciona com ímpios e pecadores. A oração é um benefício dado à Igreja de Jesus. A oração é um privilégio que custou o sangue precioso do Filho de Deus. A oração é um presente dado apenas àqueles que hoje estão em paz com Deus e isso só é possível aos que tementes, os que fazem a vontade Dele.

 

Basta apenas sermos crentes para sermos ouvidos e atendidos por Deus?

³ Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3

 

No capítulo 4 de Tiago ele nos apresenta um cenário tenebroso que nenhum cristão deveria viver. Os crentes estavam brigando entre si, invejando um ao outro e ele cita até mesmo o assassinato devido à cobiça. 

Não podemos jamais nos esquecer que a Bíblia foi escrita para o povo de Deus. Tiago está escrevendo para o povo de Deus! Chega a ser um escândalo ver que essa era a realidade dessas pessoas. 

Eles estavam lutando com todas as suas forças para alcançarem algo na vida, mas recebem uma repressão terrível: “Vocês não têm nada porque vocês não pedem a Deus e quando pedem não recebem porque nem pedir que vocês sabem”. 

Os crentes em Jesus que receberam a carta de Tiago foram repreendidos por dois motivos:

  1. Eles não oravam a Deus
  2. Quando oravam, oravam mal

Se não oramos, como o Senhor nos ouvirá? Se quando oramos, oramos mal, como Deus nos atenderá? Nos versos seguintes, Tiago fala que Deus resiste aos soberbos. Por isso, precisamos entender melhor como podemos nos achegar a Deus em oração de tal forma que Ele nos ouça e nos atenda. 

A resposta de Deus ao que queremos nem sempre será garantida, mas os ouvidos atentos nós já temos, porém, o braço do Senhor não está encolhido! Ele pode nos responder, basta sabermos o que e como pedir. 

 

As orações que Deus ouve

Primeiro, precisamos deixar claro que a questão em si não está na forma de falar. Então, não basta ser uma pessoa eloquente e usar palavras bonitas e rebuscadas. Já conversei com muitos irmãos que diziam ter vergonha de orar, porque não tinham muito jeito com as palavras. 

O interessante é que a Bíblia nos dá algumas instruções sobre as orações que Deus ouve e posso te garantir que o fato dEle ouvir não está assegurado nas palavras ditas, mas no coração de quem as diz. 

 

Deus ouve a oração do coração quebrantado e contrito

¹⁷ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17

 

Você já passou pela situação de estar conversando com alguém e essa pessoa começar a fazer outra coisa? Ela despreza o que você está dizendo, não se importa talvez com o desabafo que está fazendo naquele momento. Ela não olha nos seus olhos enquanto está falando. Esse desprezo é terrível! O homem é plenamente capaz de fazer isso com o próximo. Quantas vezes damos mais valor à nossa dor do que a dor do outro. É como se o nosso problema fosse muito maior e de muito mais importância do que o do outro. 

Não podemos ser soberbos ao nos achegarmos a Deus em oração, afinal, Ele resiste aos soberbos (Tiago 4:6). Não precisamos apresentar nossas obras diante do Senhor, não precisamos provar quem somos para que Ele nos ouça. 

Diferente de um presidente que só recebe pessoas importantes para uma conversa particular, Deus não está preocupado com o seu status ou com a sua eloquência. Ele sabe que todo o bem que fazemos vem Dele! O Senhor deseja apenas que nos apresentemos em Sua presença com um coração quebrantado e contrito. 

“A pessoa de espírito quebrantado é aquela que se esvazia de toda vangloriosa confiança e chega ao ponto de reconhecer que nada é. O coração contrito abjura a ideia de mérito, e não trata com Deus com base no princípio de permuta.” Calvino, João

Deus ouve as orações daqueles que estão em seus devidos lugares e que o colocam em seu devido lugar. Jeová é o centro e somos apenas servos. Não haverá desprezo para aqueles que se esvaziam de si mesmos. Para os corações que se prostram diante do Oleiro e se reconhecem apenas como barro. 

 

Deus ouve a oração do justo

²⁹ O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará. Provérbios 15:29

 

Não nos restam dúvidas de que Deus não tem parte com o ímpio. Salomão fala que Deus está longe destes. Mas dos eleitos, o Senhor está próximo e não apenas isso, mas Ele permite que nos aproximemos Dele. O verso acima fala que Deus escutará a oração dos justos. 

Se olharmos para dentro de nós, encontraremos pecados obscuros que nos assustam, como então podemos nos apresentar diante de Deus como justos? É como se um rel condenado por provas irrefutáveis, quisesse se apresentar diante de um juiz dizendo ser inocente de tudo. 

De fato, se olharmos para nós, não encontraremos nem sequer uma centelha de justiça. Porém, o Deus a quem servimos enviou o Seu Filho Unigênito para pagar a penalidade que deveríamos ter sofrido. Foi Jesus quem viveu uma vida justa para que pudéssemos ter paz com Deus (Romanos 5:18). Essa paz nos permite entrar com ousadia na presença do Grande Juiz sem sermos condenados e expulsos da Sua presença (Hebreus 4:16).

A justiça de Jesus é evidenciada em nós quando vivemos uma vida santa e de temor a Deus. Somos justos por meio de Cristo quando nascemos de novo e não vivemos mais praticando as obras pecaminosas do nosso passado, pelo contrário, buscamos andar nos mesmos passos que o nosso Mestre andou. Amamos como Ele ama! Perdoamos como Ele perdoa! Vivemos como Ele viveu! Somos de fato como espelhos que não refletem uma imagem própria, mas sim a do Criador! Somos discípulos que seguem com afinco os ensinamentos de seu Senhor. E é unicamente por causa dessa justiça de Cristo aplicada em nós que o Jeová ouve as nossas orações. 

 

Orações que Deus responde

Eu disse no começo deste texto que não podemos garantir a resposta de Deus para todas as nossas orações. Porém, seria desonesto apenas dizer isso sem informar que sim, existem orações que o Senhor não apenas ouve, mas responde! Há alguns pedidos que podemos fazer ao nosso Deus que Ele mesmo nos garante em Sua Palavra que nos atenderá. Mas não se engane, esses pedidos não são soberbos ou gananciosos. Pelo contrário, eles esmagarão qualquer orgulho próprio ou vanglória. São pedidos que nos levarão para uma vida mais próxima de Deus e quanto mais íntimos somos do Senhor, mais conhecemos a Sua vontade. Quanto mais conhecemos a Sua vontade, mais sabemos orar e pedir da maneira correta. 

 

Deus atende àqueles que pedem por sabedoria

⁵ E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5

 

Ser sábio é viver uma vida de santa reverência ao Senhor de tal forma que todas as nossas ações são baseadas no conhecimento que temos de Deus. Essa sabedoria nos coloca no caminho correto, nos mostra como devemos viver, como fugir do pecado, como tratar nosso próximo, como administrar nossas finanças. É uma sabedoria que faz toda a nossa vida estar pautada nas Escrituras. Tudo o que fazemos está no centro da vontade de Deus!

Se você sente que não tem sabedoria, ou que não tem o suficiente, peça ao Senhor. Tiago fala que Deus dá isso a todos LIBERALMENTE. Ou seja, a sabedoria não é como um dom ministerial onde o Senhor determina quem o terá ou não. Todos os crentes em Jesus estão liberados para pedirem por sabedoria. Ele também nos dá liberalmente, ou seja, não há limites! É como se Deus nos dissesse “Se você me pedir por sabedoria, eu lhe darei com muita generosidade”. 

O problema é que pouco pedimos por sabedoria. Se esse pedido ainda não faz parte das suas orações, comece hoje! Peça ao Senhor por sabedoria! Deus não rejeitará esse pedido, pelo contrário, ele te dará generosamente. 

Preciso apenas acrescentar que a sabedoria que vem do alto só é aprendida em um único lugar: nas Escrituras. Logo, peça sabedoria, sim, mas leia a Palavra de Deus onde temos a revelação para aqueles que o temem (Salmos 25:11).

Deus atende aqueles que pedem pelo Espírito Santo

¹³ Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13

 

É certo que recebemos o Espírito Santo quando nascemos de novo em nossa conversão. Porém, a vida cristã se desenvolve de fato como um nascimento. Ao nascermos, não saberemos uma série de coisas e conforme o tempo passa, vamos aprendendo e alcançando novos desafios, até nos tornamos pessoas maduras que trabalham e têm as suas responsabilidades. 

A vida cristã acontece da mesma forma. Conforme nos aproximamos mais de Deus e nos alimentamos mais da Sua Palavra, ficamos cada vez mais maduros espiritualmente, mas isso só é possível através da presença do Espírito Santo de Deus em nós. Afinal, é Ele quem nos faz lembrar de tudo o que aprendemos, é Ele quem nos leva a orar, é Ele quem dirige os nossos passos.

Por isso, comece hoje a pedir a Deus em suas orações para que você possa ser cheio do Espírito Santo de Deus!

A Palavra de Deus nos mostra homens e mulheres de Deus que tinham uma vida de oração exemplar. Daniel, por exemplo, orava três vezes ao dia! Além disso, O Senhor diz que devemos orar sem cessar, ou seja, precisamos viver uma vida de oração. Isso não significa que passaremos o dia orando. Mas sim, que a todo momento, elevamos o nosso pensamento a Deus e clamaremos por Ele.

 

Você pode orar em muitos momentos do seu dia:

  • Ao acordar: ore a Deus pelo seu dia, peça sabedoria para tomar as melhores decisões e graça para viver o dia em santidade. 
  • Ao tomar café: ore a Deus agradecendo pelo privilégio de poder se alimentar logo pela manhã.
  • No caminho do trabalho: ore a Deus para que você possa ser abençoado em sua carreira, para que tudo o que fizer vá bem assim como foi com Josué. Ore pelo seu chefe, pelas pessoas que trabalham com você e peça a Deus que elas possam ver Cristo em sua vida. 
  • No almoço: ore a Deus agradecendo pelo alimento que Ele providenciou neste dia. 
  • Na volta para casa: ore a Deus para que você possa chegar em paz e em segurança. 
  • Antes de dormir: ore a Deus com gratidão pelo dia, peça perdão dos seus pecados e que o Espírito Santo possa te ajudar a andar cada dia mais em santidade. 

 

Se você possui uma rotina muito difícil, ore a Deus em momentos mais individuais. Você pode falar com Ele quando estiver tomando banho, lavando a louça, se arrumando para sair, no ônibus ou, no caminho do trabalho. Não importa o lugar! 

Mas também tenha os seus momentos exclusivos com o Senhor! Reserve um lugar para dobrar os seus joelhos e se derrame na presença de Deus. Conte para Ele os seus anseios e as suas preocupações. Deus quer te ouvir e quando você falar, ele te dará toda atenção! 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais