O sentido do Natal para os cristãos

O sentido do Natal para os cristãos

Todos os cristãos sabem que o verdadeiro significado do Natal não está nos presentes ou no desejo de harmonia, união, paz ou amor. Sabemos muito bem que o Natal celebra o nascimento de Jesus. Mas será que damos a devida importância para este fato? Entendemos que só é possível ter harmonia, união, paz ou amor entre nós por causa desse nascimento miraculoso?

Precisamos compreender que o sentido do Natal vai muito além da chegada do Cristo e se trata de um evento que impactou toda a nossa história. Diante da glória de um Deus se encarnando como um frágil bebê, qualquer outro sentido fica pequeno e superficial.

 

Por que Cristo é o nosso Natal?

Dizemos que Cristo é o nosso Natal porque seu nascimento foi o divisor de águas para a humanidade. Através de seu nascimento, vida e morte, pudemos contemplar a obra da redenção sendo realizada. 

Este nascimento nos garantiu que as promessas feitas eram reais e que Deus jamais abandonaria seu povo. Apesar de não saberem quando aconteceria, para os judeus do primeiro século, que conheciam os profetas de Deus, a lei e todo o Antigo Testamento, este nascimento já era esperado e eles sabiam para quais sinais deveriam se atentar.

 

‘’Então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.’’ Mateus 2:4-6

 

Precisamos lembrar também que antes de Jesus nascer, houve o período inter bíblico, em que Deus ficou 400 anos em silêncio, sem se comunicar com o povo, onde o povo foi novamente escravizado, desta vez pelos romanos, o império mais terrível que já existiu. Jesus nasce num momento de trevas, de muito sofrimento para os judeus. Por isso, eles desejavam que o seu rei fosse alguém nobre e muito poderoso, que os livraria dos romanos. Mas Deus, sendo Deus, tinha planos muito maiores do que libertar uma nação da opressão humana, Ele iria libertar todos os povos da opressão do pecado.

 

‘’Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.’’ Isaías 9:6,7

 

E qual seria o maior sinal de que o recém-nascido não era um bebê comum, era o Messias prometido? O nascimento virginal. Precisamos entender a importância deste milagre e o significado dele no Natal.

 

‘’No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.’’ Lucas 1:26-35

 

Por que Jesus nasceu de uma virgem?

Esta é uma doutrina crucial para o cristianismo, porque é o cumprimento da profecia de Isaías 7:14. Era importante ficar claro que o nascimento de Jesus não foi obra humana, mas atuação própria do Espírito Santo. A concepção foi feita pelo próprio Deus e Maria apenas o carregou, pois Ele é filho de Deus, não possuindo uma natureza pecaminosa como a nossa. Mas isso não o fazia menos frágil, Jesus não entrou num bebê, Jesus se tornou um bebê. 

 

‘’Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.‘’ Isaías 7:14

 

Mas por que Ele precisava se tornar um homem? Precisamos voltar um pouco onde falamos sobre a obra redentora que Jesus veio realizar, entendendo o plano de Deus para a humanidade.

 

Por que Cristo precisou encarnar como homem?

Jesus nasceu para morrer! Você pode estar chocado por esta afirmação, pois achou que o assassinato de Cristo na cruz foi uma tragédia, mas tudo fazia parte do plano redentor. Jesus se entregou em nosso lugar e para isso, Ele precisou primeiro nascer e viver como um de nós. Toda essa obra já havia sido profetizada no antigo Testamento e confirmada pelo próprio Jesus aos seus discípulos. 

Para salvar a humanidade do pecado, era necessário que um representante da raça humana, uma pessoa sem pecado, um inocente, fosse sacrificado no lugar de quem era culpado. A única pessoa santa e pura que poderia tomar o nosso lugar era o próprio Deus. Por isso, Ele se tornou homem e nasceu como um bebê.

 

‘’Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.’’ Romanos 8:3,4

 

‘’Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.’’ Romanos 5:17-19

 

Além de resolver o problema que tínhamos com Deus por causa do pecado, Cristo nos deixou o seu exemplo de santidade, vencendo como homem todas as guerras contra o pecado. 

 

‘’Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.’’ Hebreus 4:15

 

Se a morte e a condenação vieram através da descendência de um homem, Adão, elas deveriam ser vencidas por outro homem, Jesus.

 

‘’Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.’’ 1 Coríntios 15:22

 

É somente depois da justificação que o Natal se torna de paz e alegria

Agora que explicamos o verdadeiro significado do Natal, entendemos que sem Jesus nascer e morrer por nós, não haveria o que comemorar nesta data, pois estaríamos perdidos em nossos pecados. A paz tão falada no Natal não seria a paz que realmente importa, a paz com Deus. A Alegria seria resultado da nossa vida carnal e não pela satisfação no Senhor.

 

‘’pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito’’. Romanos 8:1,2

 

Os sentimentos bons que expressamos com mais intensidade nesta época do ano não tem validade nenhuma diante de Deus se não vierem de um coração transformado por Jesus, que crê em sua obra redentora. Podemos celebrar a data, podemos ter em comunhão, mas sem vivermos para o Rei que nasceu no Natal, não experimentaremos o verdadeiro sentido do Natal em nossas vidas.

 

‘’porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.’’ Romanos 14:23b

 

Que neste Natal, você possa refletir se tem dado o devido valor ao sacrifício de Cristo em nascer, viver e morrer por nós, ou se ainda tem vivido em trevas, experimentando de alegrias e paz vazias, que não te aproximarão de Deus. 

Creia em Cristo, creia que de maneira assombrosa Ele se tornou alguém como você para morrer em seu lugar. Confie nas promessas de Deus para sua vida, pois a promessa mais importante de todas foi cumprida no Natal.

 

Compartilhe em suas redes sociais