A santidade que agrada a Deus

Sabemos que Deus nos chama a sermos santos, ou seja, separados do pecado. Quando pensamos em um crente piedoso, logo imaginamos a cena de uma pessoa que sempre está em todas as atividades da igreja, que conhece todos os irmãos, que trabalha ativamente no reino, faz seu devocional diariamente e tem uma vida de oração e jejum. Porém, a vida cristã não se resume apenas ao nosso envolvimento no reino, é preciso ser santo no meio secular, no ordinário da nossa rotina. 

''Sede santos, porque eu o Senhor sou santo'’ I Pedro 1.15,16

‘’Mas ninguém consegue ser santo o tempo todo e em todos os lugares’’, você pode estar pensando. Não existe exemplo mais perfeito do que Jesus, que foi homem como nós e nos deixou um modelo de vida perfeita. 

''Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.'' I João 2.6

‘’Ah, mas Jesus era Deus, Ele não tinha pecado.’’ Jesus encarnou como homem e tinha uma natureza humana, por isso, foi tentado como nós.

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.’’ Hebreus 2:18

Abordaremos a seguir como é possível ser santo em todas das esferas da vida, a partir do exemplo de Cristo.

 

Segundo a Palavra

Não há possibilidade de sermos santos se não temos comunhão com Deus, se não amamos aprender mais e ouvir a voz do Senhor através das Escrituras. Quando criança, Jesus já conhecia o Antigo Testamento a ponto de discutir com os doutores da lei, deixando-os admirados.

‘’Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?’’ Lucas 2:46-49

Como professora dos adolescentes de nossa igreja, posso dizer que, preocupantemente, observamos que as crianças e jovens estão cada vez menos interessados em aprender da palavra de Deus, como se na idade deles não fosse necessária a busca pela santidade, o que é totalmente diferente do que a bíblia nos diz.

''Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.'' Salmo 119:9

''Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.'' João 17:17

Apesar do vasto relato sobre a vida adulta do nosso salvador, não temos muitas informações sobre a juventude comum vivida por Jesus, mas o pouco que sabemos já nos serve de grande lição sobre o seu amor pelas Escrituras, além de sua obediência aos pais, que abordaremos a seguir.

 

O que Jesus fez nesta situação?

Dentre tanto a se aprender com a vida de Cristo, podemos destacar algumas atitudes que se aplicam ao nosso contexto, seja familiar, de trabalho, estudos, etc.

 

Ele obedeceu aos pais, mesmo sendo o Senhor

‘’E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.’’Lucas 2:51

Obedecer aos pais nem sempre é fácil, mas é um dos 10 mandamentos (Êxodo 20:12). Nem sempre concordamos com nossos pais e apesar de terem mais experiência de vida, também estão sujeitos a erros. Agora imagine como era para Jesus, que não tinha pecado e sendo Deus soberano sobre todas as coisas, se sujeitando a pais humanos que tinham uma compreensão de vida infinitamente menor que a dEle. Mas mesmo assim, os honrou, sendo Ele próprio o Deus que os criou.

 

Ele não promoveu a violência, vingança ou rebelião

‘’e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] E seguiram para outra aldeia.’’ Lucas 9:52-56

Sendo maltratados pelos samaritanos, um povo inimigo dos judeus, Tiago e João queriam que Jesus, sendo poderoso, mandasse fogo do céu para os consumir. Mesmo tendo toda a autoridade e merecendo toda a honra, Jesus repreende seus discípulos pelo desejo de vingança.

‘’Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não? Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. Trouxeram-lhe um denário. E ele lhes perguntou: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.’’ Mateus 22:17-21

Para testar Jesus, os herodianos fizeram uma pergunta capciosa que poderia colocar Jesus em ‘’maus lençóis’’: se dissesse que não era necessário pagar tributo, estaria se rebelando contra o império romano; se apenas dissesse que deveriam pagar, estaria concordando com uma autoridade sobre Israel que não era o próprio Deus.

Cristo era descendente de Davi e conforme a sua linhagem, deveria ser o rei de Israel por direito. Ele não deveria ter que se submeter a ninguém, muito menos para pagar impostos aos romanos. Mas, humildemente, ele cumpriu com o seu dever como cidadão, apesar do abuso de autoridade e roubo dos impostos, e ainda incentivou os outros que fizessem o mesmo, sem tirar a autoridade de Deus de sobre o povo.

‘’Falava ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamado Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar. Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem? Os que estavam ao redor dele, vendo o que ia suceder, perguntaram: Senhor, feriremos à espada? Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita. Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. Então, dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes, capitães do templo e anciãos que vieram prendê-lo, disse: Saístes com espadas e porretes como para deter um salteador? Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.’’ Lucas 22:47-53

Na prisão de Cristo, Ele poderia se defender como quisesse, sendo soberano sobre todas as coisas, mas se entregou, pois era necessário que fosse julgado e morto. Pedro, sendo sempre precipitado, e querendo fazer justiça com as próprias mãos, cortou a orelha de Malco, o servo do sumo sacerdote. Mesmo sendo uma pessoa que queria o mal de Jesus, Cristo o curou diante de todos, não incentivando a vingança e a violência.

 

Ele perdoou, mesmo tendo autoridade para condenar

‘’Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]’’ João 8:3-11

A tão conhecida passagem da mulher adúltera mostra novamente os judeus querendo ‘’encurralar’’ Jesus por meio de perguntas sobre a Lei. Segundo a Lei, ela deveria ser apedrejada, mas Cristo trouxe a perfeita interpretação da lei: não há perdão se não for por meio dEle. Se ele escolhe perdoar, nós o devemos fazer também.

 

Ele foi humilde

‘’Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no coração, tomou uma criança, colocou-a junto a si e lhes disse: Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe; e quem receber a mim recebe aquele que me enviou; porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.’’ Lucas 9:46-48

Mesmo depois de Jesus predizer a sua morte e passar pela transfiguração, vemos que os apóstolos estavam preocupados apenas em saber quem deles era o maior e o mais importante. A lógica deles era essa: ‘’Jesus morrerá, então quem assumirá o lugar dele e liderar?’’

Cristo poderia simplesmente dizer que ele sempre seria o maior porque era Deus, repreendendo-os por cogitarem poder ocupar o seu lugar. Mas, mesmo cansado e com medo da cruz, Jesus ensina a humildade (e a paciência com os discípulos). 

Devemos ser como crianças, não que sejam puras e inocentes, pois nem elas estão livres do pecado (Salmos 51:5-10a). No reino de Deus, devemos ser como os pequenos, sem se importar a nossa posição, status ou autoridade.

 

Ele não foi discriminatório

‘’Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.’’ João 4:5,6

Precisamos entender o contexto da passagem da mulher samaritana: os judeus e os samaritanos se odiavam, como já falamos aqui anteriormente. Esse ódio era tão grande a ponto de nem se falarem, por isso a surpresa da mulher em ser abordada por Jesus. 

Mas além do desprezo dos judeus, essa mulher em específico tinha outro problema, ela era considera uma adúltera pela lei. No verso 18, Cristo diz que ela já havia tido 5 maridos e se relacionava com um novo homem. 

Isso provavelmente explica o porquê dela estar retirando água do poço sozinha (era costume das mulheres irem em grupo) na hora sexta, o que equivale ao meio-dia, no calor escaldante de Israel: ela era rejeitada pela sociedade e sofria com isso diariamente, por não poder conviver com as outras pessoas. 

Mas, soberanamente, ela chegou ao poço no momento certo para encontrar Aquele que não a desprezaria, que além de se dirigir a ela e se aproximar pedindo água, lhe prometeu a água da vida (versículo 14)

Jesus quer se relacionar conosco! Por meio dEle, os nossos pecados do passado são apagados para podermos viver uma nova vida em santidade, sem medo ou preconceitos, junto de um povo de toda língua, tribo e nação que teve seus pecados lançados no mar do esquecimento.

 

Santidade verdadeira X Moralismo

Sabe o retrato que descrevi no começo sobre como geralmente imaginamos uma pessoa santa, uma verdadeira religiosa? No primeiro século essa compreensão não era muito diferente. Os moralistas geralmente eram fariseus, os líderes religiosos e guardiões da Lei, que para benefício e orgulho próprio, deturparam as ordenanças de Jeová, deixando muito mais difícil de cumprir a Lei do que deveria ser e deixando de lado o que realmente importava.

Em diversos momentos dos Evangelhos, Jesus censura os fariseus e escribas pelo seu falso moralismo, dizendo que de nada adiantava a religiosidade deles diante de Deus. Dentre algumas das diferenças nas práticas dos fariseus e de Jesus, estão:

 

Doutores da Lei: Se orgulhar e exibir uma falsa espiritualidade

‘’Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.’’ Lucas 18:9-14

Jesus: Ter intimidade com Deus e não confiar em sua própria justiça

‘’Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles;doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pénas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.’’ Mateus 6:1-6

Enquanto os fariseus se julgavam os mais justos, Jesus ensina que santidade se constrói com intimidade com Deus e que só Ele precisa saber das nossas obras. Como demonstrou na parábola do fariseu e o publicano, mais vale um coração quebrantado diante de Deus em arrependimento do que um pecador que se considera moralmente correto e acredita não precisar de graça. 

Doutores da Lei: Obedecer sem crer 

‘’Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas. Ai de vós, fariseus! Porque gostais da primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças.’’ Lucas 11:42,43

Jesus: Crer em Deus para obedecer

‘’Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.’’ João 6:28,29

Jesus repreende os fariseus por se aproveitarem de seu status e se orgulharem de dar o dízimo de cada coisa que possuíam, além do que Deus ordenou que fosse entregue. Nossas obras não valem de nada se não forem feitas por meio da fé em Cristo.

Doutores da Lei: Odiar quem não pensa como eles 

‘’Retirando-se, porém, os fariseus, conspiravam contra ele, sobre como lhe tirariam a vida.‘’ Mateus 12:14

Jesus: Amar até os inimigos

‘’Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?’’ Mateus 5:43-47

Jesus dá uma nova compreensão do que eles entendiam e praticavam, pois em nenhum momento Deus disse que eles deveriam odiar os inimigos: somos chamados a muito mais do que amar apenas quem concorda, convive conosco e nos ama.

Doutores da Lei: Usar a lei como pretexto para impor regras 

‘’Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado. Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.’’ João 5:8-10

‘’Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.’’ Mateus 12:1-8

Jesus: Ajudar as pessoas em qualquer momento

‘’Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.’’ Mateus 12:10-12

Os fariseus e escribas haviam corrompido a compreensão do descanso no sábado, dizendo que nada poderia ser feito, nem ajudar um necessitado, usando isso para tentar incriminar Jesus de quebrar a Lei. A verdade é que os líderes religiosos não se importam com o povo e quando Jesus começou a curar pessoas, eles queriam a todo custo provar que Jesus era mais um pecador acusado por eles, para se manterem acima dos demais. Que Deus nos livre de distorcermos sua doutrina e de deixarmos de fazer o bem devido a convicções pecaminosas!

Doutores da Lei: Só se relacionar com quem tem a mesma compreensão e estilo de vida

‘’Então, lhe ofereceu Levi um grande banquete em sua casa; e numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa. Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.’’ Lucas 5:29-32

Jesus: Viver em comunhão e saber dar testemunho ao mundo

‘’E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.’’ Mateus 21:28-32

Jesus não recusa o convite de comungar com cobradores de impostos, considerados traidores corruptos, apesar se serem odiados pelos judeus. Ele enxerga o relacionamento com estas pessoas como possibilidade de curar doentes, ou seja, redimir pecadores sedentos por perdão, que não se apoiam em suas obras e realmente se entregam ao Evangelho, como ele conta na parábola dos dois filhos.

Muitas vezes, as pessoas mais moralistas entendem que a santidade tem a ver com não conviver com ímpios, apenas pessoas da mesma fé. O crente não deve amar o mundo e nem se tornar parecido com ele (1 João 2:15-16; Salmo 1:1), mas Cristo nos mostra que é preciso estar no mundo para poder testemunhar da nossa fé.

‘’Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.’’ Mateus 5:14-16

 

A santidade é muito mais do que obras

‘’Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?’’ Eclesiastes 7:16

O que significa ser demasiadamente justo? Não devemos ser santos? Salomão está afirmando que a vaidade, o orgulho e as ambições da vida, tema do livro de Eclesiastes, podem nos levar a usar o que é santo para condenar a tudo e todos, e isso é tolice. Ser demasiadamente justo é aplicar a justiça sem misericórdia, sem entender o contexto de cada pessoa. 

Este conceito de justiça foi muito bem ilustrado por Jesus em todas as passagens que observamos acima, mas pode surgir a dúvida: se não devo ‘’exagerar’’ na justiça, como vou agradar a Deus? O autor aos Hebreus responde esse questionamento a um povo acostumado a se apoiar em suas obras e no cumprimento da Lei.

‘’De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.’’ Hebreus 11:6

‘’e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.’’ Tiago 2:23

A fé sempre foi o meio pelo qual alcançarmos graça diante de Deus. Como em Abraão, isso acontecia muito antes do sacrifício de Cristo na cruz. ‘’Então não adianta eu fazer nada de boa e buscar a santidade?’’ De maneira nenhuma!

‘’Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.’’ Tiago 2:17

Não existe fé sem obras e as obras feitas sem fé não tem valia nenhuma diante de Deus, como no caso dos doutores da Lei. De nada adianta buscarmos viver em santidade se o motivo for o orgulho ou o reconhecimento dos homens.

‘’Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.’’ Romanos 14:23

Que possamos nos assegurar sempre na salvação em Cristo Jesus, pois somos falhos, orgulhosos e não há nada de bom em nós, a não ser a fé que nos foi dada. Que busquemos a santidade através de uma vida com Deus, de um verdadeiro relacionamento com nossos irmãos e um testemunho diante da sociedade, com o exemplo perfeito que Cristo nos deixou. Que o Senhor nos livre de nos assegurarmos em nossa moralidade, pois para sermos considerados justos, a justiça de Cristo foi imputada a nós.

Compartilhe em suas redes sociais