A Perspectiva Cristã Sobre o Carnaval

O Carnaval é uma das festividades mais populares do Brasil, marcado por festas, desfiles e celebrações que atraem milhões de pessoas. No entanto, como cristãos, devemos refletir sobre o significado dessa festa e se sua essência está alinhada com os princípios bíblicos.

A Essência do Carnaval

Amados irmãos, a festa de Carnaval é a festa cultural que mais expõe sua essência. A começar pelo nome, o Carnaval, em latim, vem de "festa da carne", onde, durante as festividades, todos podem realmente abusar do bom senso e da boa moral.

No Carnaval, é onde o adultério, prostituição, impureza, lascívia (sensualidade, pornografia, devassidão), idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias (teimosia, tenacidade), ciúmes, iras, discórdias, dissensões (desarmonia, divisão, desacordo), heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas mais ocorrem. Percebam que esta lista eu copiei de Gálatas 5:16, de onde provêm as obras da carne.

Entendo quando pessoas querem defender o Carnaval em nome de uma festa cultural, mas, amados, sejamos sinceros: ninguém está pensando numa festa cultural. Basta você ver o acréscimo de vendas de bebidas alcoólicas, o aumento no número de nascimentos entre outubro e novembro (fiz essa pesquisa na faculdade de psicologia), o número de mortes e brigas, e teremos uma clara exposição sobre o que nossa "cultura" entende como Carnaval.

O Que a Bíblia Diz?

A Bíblia nada fala especificamente sobre o Carnaval, pelo fato de essa festividade ser muitíssimo posterior ao período em que foi escrita. Mas tudo o que é esperado no Carnaval, a Bíblia reprova como conduta genuinamente cristã, seja através de orientações doutrinárias ou de exemplos dos homens do passado.

Um exemplo encontramos em todo o Antigo Testamento, onde os profetas não compareciam às festas dos reis, pelo simples motivo de essas festas serem saturadas de bebidas, sensualidade, mentiras e comportamentos carnais. Nunca um genuíno profeta foi a uma festa dada por um rei.

Porém, temos também textos bíblicos que, quando colocamos "lado a lado" com a festa de Carnaval, por amor a Jeová, reprovamos na hora tal festividade.

Romanos 13.12-14

"A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências."

Nesse texto, Paulo fala a respeito de como vivíamos na noite (trevas/pecado), mas um dia o Senhor Jesus brilhou sua luz em nós. A partir desse momento, como cristãos, andamos honestamente, à luz do dia (Cristo) e não nas concupiscências oferecidas por tal festa ou qualquer outra situação semelhante a esta.

1 Coríntios 2.12-16

"Não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele por ninguém é julgado. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."

Até mesmo assistir ao Carnaval pela TV não é uma prática do puritanismo cristão. Paulo nos orienta em 1 Tessalonicenses 5.22:

"Abstende-vos de toda a aparência do mal."

Separação do Mundo e Santidade

Não quero ser prolixo (talvez já esteja sendo), mas quero citar um último verso:

2 Coríntios 6.15-18

"E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso."

As Escrituras aqui demarcam o divisor de águas entre nossa santificação e aquilo que é oferecido por Belial (diabo). Dessa forma, não temos parte alguma com essa festividade carnavalesca, onde mulheres estão semi-nuas (algumas até mesmo nuas), onde muitos pregam que nesses dias "ninguém é de ninguém", onde as bebedices e glutonarias são o carro-chefe da diversão.

Que Deus guarde nossos corações a ponto de termos NOJO de toda essa carnalidade. E nunca venhamos a nos esquecer: CRISTO em nós, Esperança da Glória!

 

Compartilhe em suas redes sociais