Quando jejuardes

Um guia sobre a devoção e penitência através do Jejum
Publicado em 01/02/2023

Comecemos como Cristo iniciou um de seus ensinamentos em Mateus 6.16: "Quando jejuardes…". Ele não diz "Se jejuardes". Cristo, o cabeça da igreja, deixa claro que o jejum é esperado dos crentes.

Na exposição de Esdras vimos no capítulo 8 como o jejum infelizmente é uma prática esquecida pela igreja diante da nossa vida atribulada. Nós temos tempo para tudo, menos para jejuar, e isso mostra o estado da nossa vida espiritual.

Também em exposição na nossa comunidade, o evangelho de Mateus, no capítulo 9, verso 14, pudemos ver com os discípulos de João Batista que o jejum era algo normativo do povo de Deus, uma prática de todos os grupos, sejam fariseus, sejam discípulos de pregadores. E nós que somos igreja, por que não jejuamos? 

Sempre que damos espaço para a nossa carne deixamos o Espírito Santo de lado. Além disso, quando não exercitamos a nossa fé através do jejum e da oração, a nossa carnalidade sempre tende a prevalecer.

 

‘’Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.’’ Gálatas 5:16-17

 

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o  espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.’’ Mateus 26:41 

 

Ao nos tornarmos mais espirituais também nos tornamos mais santos. Com a prática do jejum, discernimos mais as coisas do Espírito e nos tornamos mais semelhantes à imagem de Cristo.

 

‘’Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.’’ 1 Pedro 1:15-16

 

‘’Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.’’ 1 Coríntios 2:14-15

 

Você pode ser cristão convertido recentemente e não sabe ainda como jejuar, ou até mesmo pode ter anos de caminhada de fé e nunca ter aprendido a jejuar. Diante disso, vamos explicar o que é esta ordenança dada pelo Senhor e como praticá-la.

 

O que é o jejum

 

Jejuar é uma forma de viver para Deus visando se tornar, ainda nesta vida, mais cidadão dos céus do que da Terra. O jejum elucida a nós a vida separada que devemos buscar, a vida que o Senhor quer que vivamos. 

Além de ser um exercício constante da fé cristã como a oração, jejuar é submeter nossa natureza carnal (caída) a nossa nova natureza em Jesus, se abstendo totalmente, por um determinado tempo, de alimentos, para ter um tempo exclusivo para Deus em nossa rotina, nos alimentando da Palavra, pois temos fome dela e da comunhão com o Pai.

 

‘’Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; ’’ Mateus 5:6

 

É no jejum que mais nos dedicamos à oração, confissão de pecados, leitura, meditação e louvor a Deus. O jejum é uma das formas de poder viver a vida no Espírito e nos santificarmos, passando a ser mais próximos de Cristo e tornando os mandamentos e verdades do Senhor mais fáceis de serem obedecidos.

 

1 - A busca por direcionamento divino

 

O jejum diante de decisões importantes a serem tomadas em comunidade é necessário e importante, como vemos no verso abaixo, pois precisamos do poder do Espírito sobre nós para tomarmos atitudes em santidade e sabedoria.

 

‘’Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.’’ Atos dos Apóstolos 14:23

 

‘’Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.’’ Atos dos Apóstolos 13:2-3

 

2 - O jejum como penitência

 

Não se restaura a espiritualidade de uma pessoa de um dia para outro, com uma simples oração, é preciso devoção e o jejum é um recurso para isto. 

Assim como o povo de Israel durante e após o cativeiro, a humilhação diante de Deus em arrependimento pelo pecado nos leva ao jejum, para refletir sobre a nossa condição caída e nos aproximarmos do Pai.

 

‘’Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.’’ Daniel 9:3

 

‘’Ali, junto ao canal de Aava, proclamei jejum para que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedíssemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens.’’ Esdras 8:21

 

A exemplo de Israel, que sejamos um povo que jejua porque reconhece que precisa estar cada vez mais próximo do Senhor para não sucumbir ao pecado. Por isso, precisamos entender que algumas compreensões do jejum, infelizmente semeadas dentro de igrejas, estão equivocadas.


Como não jejuar

Enquanto muitos crentes desconhecem a prática do jejum, outros a aprenderam de forma errônea, com instruções e até motivações diferentes das que as Escrituras nos apresentam.

 

1 - Quando não tiver a intenção correta

"Pergunte a todo o povo e aos sacerdo­tes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?’’ Zacarias 7:5

 

Além de jejuar apenas como uma prática religiosa sem espiritualidade, jejuar esperando algo em troca de Deus, uma resposta de oração ou uma benção, por exemplo, é um erro grave cometido por muitos cristãos.

 

2 - Para mostrar uma falsa aparência de santidade 

"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.’’ Mateus 6:16-18

 

3 - Em constante lamentação

A contrição é algo distinto da lamúria. Diferente do que os judeus passaram a praticar culturalmente, o jejum não é destinado exclusivamente à lamentação e angústia, somente com pesar pelo pecado. A vida em Deus não deve ser um fardo, existe alegria pela graça do Senhor. Há momentos para celebrar, há momentos de reclusão e reflexão.

 

"Então, vieram a ele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam." Mateus 9:14-17

 

4 - Fazendo somente o jejum médico 

Jejuar não é simplesmente deixar de comer. Se assim o fosse, não haveria diferença alguma com o jejum médico. O distanciamento dos alimentos é uma forma de não termos distrações, nos dedicando totalmente ao Senhor.

Fazer dieta, ficando períodos sem comer para emagrecer, nada tem a ver com o jejum bíblico, não tendo nenhum proveito espiritual.

 

5 - Não se abstendo de alimentos 

Jejum parcial é invenção humana. A ordenança divina não se refere a escolher algo para se abster e sim tirar o foco da alimentação para se concentrar na comunhão com Deus.

O jejum não é deixar de ingerir determinados alimentos que gostamos muito. Diferente do que muitos pensam e pregam, jejuar por um período de tempo chocolate (ou até mesmo redes sociais, videogame ou TV…) está muito longe do conceito de jejum bíblico. O que as escrituras nos mostram é que o jejum é total e não parcial

 

"Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei". Ester 4:16

 

"Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome." Mateus 4:1-2

 

Já conhecemos os erros mais comuns no jejum, portanto aprendamos corretamente a como nos habituamos ao jejum, aplicando cada passo em nossa devoção diária.


4 passos para praticar o jejum

 

1 - Passe um tempo significativo com Deus

Você tem a liberdade de escolher o momento de jejum, mas passe tempo suficiente para sentir fome e deixar de comer

Em nossa comunidade incentivamos toda a congregação a, numa determinada semana, escolher uma data e jejuar durante o dia. Mesmo que não sejam 24h totais, todos podem praticar a ordenança, pois assim é possível se planejar e ficar sem comer sem trazer prejuízos a sua saúde.

Demonstre ao Senhor que importa mais estar com Ele do que alimentar fisicamente a sua carne.

 

2 - Se retire em oração e súplica ao Senhor

No jejum temos um momento de intimidade com Deus onde podemos orar e suplicar como não costumamos fazer na frente de nossos irmãos em dias de culto. Busque ao Senhor de tal forma que em suas orações você expresse sede por Jesus.

 

3 - Medite na Palavra de Deus

Se disponha a ler e devorar as Escrituras pedindo ao Espírito Santo que te dê discernimento. Leia clamando para que a Palavra de Deus se torne real e prática em sua vida.

 

4 - Ofereça sacrifícios de louvor

Cante ao Senhor, declare as suas maravilhas, tenha um tempo de adoração pelo que Ele é e pelo que Ele fez em você. O crente em Jesus não pode praticar a adoração apenas em dias de culto.

 

O exercício da nossa fé deve ser constante. Uma prática só se torna realmente frequente se tomar um espaço fixo em nossas agendas, em nossas rotinas. 

Agora que você já sabe porque deve jejuar e como fazê-lo, organize o seu dia a dia de forma que o jejum se torne um costume. Só assim poderemos contemplar a Deus em nosso cotidiano, para nos tornamos mais parecidos com o seu Filho.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais